Vamos falar sobre Seirei no Moribito!

Olá, minha gente! Como vocês estão? Eu espero que bem. As aulas da faculdade voltaram e o tempo já está mais corrido para aparecer por aqui, mas sempre que der, eu broto na blogosfera. O último anime que terminei de assistir (há umas 3 semanas) foi Ano Hana e chorei 5 litros com aquele final. Assisti ao anime me convencendo que não iria derramar uma lágrima (podendo sim me emocionar, mas sem ficar aos prantos), e aí vem aquele final que, apesar de lindo, me destruiu todinha. Mas enfim, é vida que segue. Continuando a falar sobre animes, atualmente só tenho acompanhado a terceira temporada de Shingeki no Kyojin que, aliás, tá muito boa. Além disso, terminei de asssistir a série Good Girls na Netflix e gostei bastante. Fui assistindo aos episódios no celular enquanto almoçava no trabalho, haha.

Sem mais delongas, o post de hoje é para falar sobre um anime que gostei muuuito. Meu mais novo xodó. Vamos nessa?
Seirei no Moribito é um anime de 26 episódios produzido pelo estúdio Production I.G baseado no primeiro volume - de um total de 12 - da novel Moribito Series escrito pela autora Nahoko Uehash. O anime estreou na primavera de 2007 e engloba aos gêneros de ação, aventura, histórico e fantasia.
Balsa Yonsa é uma habilidosa lanceira de 29 anos que trabalha como guarda-costas. Um dia, ao visitar o império Yogo para consertar sua lança, acaba presenciando um acidente envolvendo a família imperial ao tentar atravessar uma ponte. Chagum, o Segundo Príncipe do Novo Império Yogo, cai em um rio e Balsa arrisca sua vida para salvá-lo. Logo depois, a Segunda Imperatriz convida a lanceira para visitar o palácio a fim de recompensá-la por salvar a vida de seu filho. No entanto, não foi apenas para isso que a guarda-costas foi chamada.
Por acreditar que o Segundo Príncipe foi possuído por algo misterioso, o imperador de Yogo ordenou a execução do próprio filho. A Segunda Imperatriz, temendo pela vida do garoto, então faz um pedido para a mulher: que leve Chagum com ela e o proteja dos assassinos do imperador. A lanceira - apesar de receosa - acaba aceitando, mesmo que isso custe a sua vida.

Personagens:

Balsa Yonsa é uma mulher forte e inteligente, nascida em Kanbal. Há pelo menos 6 anos trabalha como guarda-costas contratada, mas o que poucos sabem é que ela usa a lança com a finalidade de salvar vidas como forma de se "redimir" pelas 8 vidas que foram tiradas no passado.

Tanda é descendente do povo de yaku e aprendiz da xamã Torogai. Possui grandes habilidades medicinais e conhecimento sobre ervas. Conhece Balsa há mais de 20 anos e durante esse tempo passou a nutrir um sentimento especial pela lanceira.

Chagum é o segundo filho do imperador de Yogo. Certa noite, começou a falar enquanto dormia e ao ser analisado por um adivinho (que é também seu tutor), constatou-se que a criança havia sido possuída por algo que, logo depois, descobre ser o espirito da água que fora derrotado 100 anos no passado.

Em Seirei no Moribito a história é desenvolvida lentamente. O anime possui cenas de ação e luta, mas para quem espera apenas isso do enredo, talvez não goste. A história foca bastante no desenvolvimento da relação entre os personagens e no crescimento gradual deles em episódios mais "parados". Chagum, por exemplo, é uma criança nobre que passa a ter que viver como uma criança normal, sem as regalias do palácio imperial; Balsa, apesar de sua responsabilidade em proteger a vida do segundo príncipe, passa até a desenvolver uma relação mais maternal com o garoto.
O anime traz um enredo bem maduro. Fiquei me indagando porque balsa aceitaria o fardo de ser guarda-costas de um príncipe jurado de morte, sabendo que mesmo que ela o proteja, provavelmente não teria sossego pelo resto de sua vida. Seria por ter jurado salvar 8 vidas por conta de seu passado?  Ou por não ter a opção de rejeitar, depois de descobrir um segredo da família imperial? Apesar de todas as conclusões que tirei, tudo fica claro perto do final do anime.

Outra coisa que me chamou atenção é como a personagem de Balsa é retratada no anime. Ela é uma mulher de quase 30 anos que age e tem um discernimento de alguém como tal. Digo isso porque já vi animes seinen em que mulheres adultas tinha uma personalidade mais infantilizada.
Agora falando da trilha sonora, é muito boa. Até trouxe algumas músicas em uma postagem de OST de animes. A abertura e o encerramento também não deixam nada a desejar.
Opening:
Ending:
Serei no Moribito me agradou do início ao fim. Mesmo com alguns episódios no estilo slice of life,  o anime é empolgante e o enredo vai se desenvolvendo muito bem. O núcleo de personagens é até extenso e aqueles que aparentam não ter muito destaque na trama, são aprofundados - fazendo com que cada personagem tenha um papel importante na história. Recomendado!

Nota: 10/10

Ótimo final de semana para vocês!
Até a próxima!
キス

Comentários

  1. eu só passei aqui devido a minha necessidade de informar que acabei de entender que a sua foto do perfil é o tyler durden

    ResponderExcluir
  2. Olá Smoak \o/

    Eu ainda não tive o prazer de assistir Ano Hana, não sei se pelo fato de todo mundo dizer ter chorado horrores ou se é por causa da minha lista gigante de animes por ver. Algum dia vou conseguir assistir, certeza. De séries, estou vendo Daredevil (e quase no final) e só mesmo. Vou até anotar Good Girls aqui, porque provavelmente vou gostar também.

    Falou em "histórico" e "fantasia" que se desenrola tipo "slice of life", contou comigo! Ainda que eu goste de tagarelar sobre como é chato animes lentos, alguns dos meus animes favoritos tem esse desenrolar mais calmo e que presta atenção mais no desenvolvimento dos personagens do que na ação em si (tipo Natsume Yuujinchou, DRRR!!). Primeira coisa que me chamou a atenção na história é a personagem Balsa, mulher, perto dos 30, numa época antiga como solteira, guerreira e com uma representação madura e forte. Juntando isso aos diálogos que, pela sequência de imagens que tu colocou aqui, parecem maduros e até carregados de crítica social, dá super pra entender porque virou teu xodó!!!

    Vou anotar mais um anime indicado por ti na minha lista, uiadheui, obrigada Smoak ♥

    ResponderExcluir
  3. DEMOREI MAS CHEGUEI PRA SURTAR AQUI O/

    YOOOOO LADY, belezura!?

    "baseado no primeiro volume - de um total de 12".... CARALHO, e eu pensando que era material original... Pô, resumindo se quiser saber realmente o final só lendo a novel ç-ç Aliás, eu tava reparando, mas para um anime e 2007 ele tem uma baita de uma animação! Tem muito anime hoje em dia que não chega nem aos pés da animação desse (pelo pouco que vi).

    CARAÍ TU TOCOU NUM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE SOBRE A MENTALIDADE DA PROTAGONISTA, porque eu sempre fiquei muito coisada com certos seinens, que simplesmente infantilizam hardcore as personagens femininas, tipo umas mulheres já feitas na vida agindo como se tivesses 15 anos, eu sempre fiquei muito ????? com tudo isso. Aliás, essa falha é super vista em mangás joseis (e isso que dizem que eles são voltados para um público mais adulto... Não sei de onde tiraram isso, pois as personagens e a história muitas vezes são mais infantis até mesmo do que shoujos)

    Enfim, desabafos a parte, eu tava ouvindo a op E EU SABIA QUE JÁ TINHA OUVIDO ESSA VOZ EM ALGUM CANTO! É do mesmo cantor / banda que fez a op 2 de Blood + (que aliás, eu amo muito).

    Bem, eu já tinha esse anime na minha listinha, MAS SE TU TÁ RECOMENDANDO EU COM CERTEZA TEREI QUE VER ELE!

    Kiss

    ResponderExcluir

Postar um comentário