Vamos falar sobre Made in Abyss!

Oi, serumaninhos! Tudo bem com vocês? Comigo está tudo ótimo. Finalmente o feriado de 7 de Setembro chegou. Vivi essa semana em função deste feriado, heuheue. Quando a semana se torna corrida e você tem que fazer mil e uma coisa, a gente faz contagem regressiva para os dias de "descanso" chegarem, dias esses que gente não descansa completamente, já que tem trabalho pra fazer durante o final de semana também. Mas enfim, o feriado tá aí e vamos aproveitar da melhor forma possível. 
Essa ideia de assistir série no celular durante o almoço no trabalho está dando muito certo. Consegui terminar de assistir Dark (indicado pela Yoo) e ontem terminei de ver a nova série da Netflix, (Des)encanto. Adorei ambas. 

Já tem alguns dias que terminei de assistir Made in Abyss e desde então venho escrevendo essa postagem. Confesso a vocês que essa resenha foi uma das que mais levaram tempo para ficar pronta. Foram horas e  horas escrevendo, pesquisando, fazendo edição de imagem e uma tentativa de gif, etc. Tive muita dor de cabeça com o Vegas. Dava erro para importar o vídeo que eu queria cortar e transformar em gif. Tentei arrumar o erro e consegui. Importou o vídeo, mas ele não aparece na linha do tempo. Resultado: não consegui fazer o gif. Se eu conseguir depois, edito essa postagem e adiciono. Senão, ficará sem mesmo. 

Sem mais delongas, vamos a postagem de hoje? 
Made in Abyss é um anime produzido pelo estúdio Kinema Citrus baseado no mangá homônimo do autor Akihito Tsukushi. O anime foi estreado no verão de 2017 com 13 episódios e abrange aos gêneros de sci-fi, aventura, drama, mistério e fantasia. 
Há cerca de 1900 anos um enorme abismo foi descoberto em uma ilha do mar de Beolusk. Com profundidade desconhecida ainda nos dias de hoje, tal lugar abriga milhares de criaturas misteriosas e relíquias inimagináveis, o que atraiu a atenção de diversas pessoas aventureiras prontas para mergulhar no desconhecido, estes chamados de invasores de cavernas.  
Riko é uma criança de 12 anos que aspira se tornar uma apito branco (nível mais alto dos invasores) assim como sua mãe fora, e chegar o mais profundo do lugar chamado de Abyss. Um dia, ao explorar um nível superficial do abismo, ela acaba encontrando um robô sem memórias que tem aparência de um garoto comum e começa a chama-lo de Reg. A fim de reencontrar sua mãe no fundo do submundo e com a esperança de recuperar as lembranças de Reg - por acreditar que ele veio do Abyss -, a garota e o Robô partem em uma aventura para chegar no nível mais profundo do buraco. 

Personagens: 
Riko: É uma garota esperta, teimosa e filha da lendária apito branco, "Lyza, a Aniquiladora". Vive no orfanato de Belchero e estuda para se tornar uma invasora de cavernas. É uma apito vermelho.
Reg: É o robô com aparência de um garotinho, encontrado por Riko na superfície do abismo. Pouco se sabe sobre ele já que foi encontrado sem memória. Tem um corpo extremamente resistente e seus braços esticam até 40 metros.

O Abyss
O Abyss possui mais de 20.000 metros de profundidade e 1000 metros de diâmetro. Abriga milhares de espécies de criaturas, sendo apenas 10% delas conhecida pelos humanos. Quanto mais profundo se mergulha no abismo um mundo fantástico é descoberto que, ao mesmo tempo, é extremamente perigoso. Por todo o Abyss existe um campo de força que age como fonte de energia. Um dos maiores desafios dos invasores de cavernas é a ascensão do Abyss. Isto por conta da "Maldição do Abismo" que refere-se a uma série de sintomas sentidos pelos invasores quanto mais se ascende dentro dele. Com cenários totalmente diferentes conforme a profundidade do abismo, ele foi divido em 7 camadas, sendo elas:
  • 1ª Camada - Borda do Abismo
  • Com 1350 metros de profundidade, é a parte mais superficial do Abyss e não possui muitos tesouros. Por conter criaturas principalmente inofensivas, é comum os apitos vermelhos explorarem essa área. Leve tontura e náusea são sentidas nesse nível.
  • 2ª Camada - Floresta da Tentação
    Com uma profundidade que vai de 1351 até 2600 metros, é o local onde os perigos do Abyss começam a aparecer. O ambiente muda repentinamente, transformando-se em uma floresta tropical que briga feras perigosas. Apitos Vermelhos que adentram nessa camada são considerados suicidas e qualquer busca que foram abertas para eles são canceladas. Mergulhando mais afundo do abismo, existe a Floresta Invertida. Pelo fato do campo de força não ser tão forte nessa região, a Maldição do Abismo não afeta tanto os invasores de cavernas. Por isso, foi criado um Acampamento de Busca, um lugar feito para pesquisadores e invasores descansar. É comum sentir náusea pesada, dor de cabeça e dormência de membros nessa camada. 
  • 3ª Camada - Grande Falha
    Com uma profundidade que vai de 2601 até 7000 metros, a terceira camada é um estreito buraco vertical de 4000 metros de profundidade, com várias cavernas e buracos ao decorrer do percurso. Nessa camada, os invasores das cavernas costumas sentir vertigem e alucinações auditivas e visuais.
  • 4ª Camada - O Cálice de Gigantes
    Essa camada começa em 7001 e termina em 12000 metros de profundidade do Abyss. É um lugar repleto de Dairakazura e torna-se um lugar úmido pela grande concentração de água. Aqueles que adentram essa camada sentem intensa dor e tem sangramento em todos os orifícios do corpo. 
  • 5ª Camada - Mar dos Cadáveres
    Sendo a mais curta, que vai de 12001 até 13000 metros de profundidade, essa camada só pode ser explorada pelos apitos brancos e, apesar da grande dificuldade de se retornar a superfície, é o nível em que ainda é possível realizar tal feito. Aqueles se arriscam em mergulhar nessa camada perdem todos os sentidos do corpo humano.  
  • 6ª Camada - O Capital dos Não-Devolvidos
    Camada que vai de 13001 até 15500 metros de profundidade. Após adentrar esse nível é impossível retornar à superfície. Aqueles que mergulham nessa camada perdem sua humanidade ou simplesmente morrem. 
  • 7ª Camada - O Maelstrom Final
    Pouco se sabe sobre essa camada.  

Classificação dos Invasores de Cavernas:
Como dito anteriormente, aqueles que se aventuram em mergulhar nas profundezas do abismo a fim de explora-lo são chamados de invasores de cavernas, e estes são classificados com cores de apitos. 

Apito vermelho: são os exploradores aprendizes. Possuem um certo conhecimento sobre o abismo, mas não tem força física para descer muito profundo e por isso só podem explorar até a primeira camada. 

Apito Azul: Possuem um pouco mais de experiência e tem capacidade de enfrentar algumas criaturas do Abyss. Podem se tornar apito azul aos 15 anos. Conseguem explorar até a segunda camada. 

Apito da Lua: Possuem grande conhecimento sobre o Abyss e por isso podem atuar como professores. Podem explorar até a terceira camada. 

Apito Preto: Extremamente habilidosos, dominam as técnicas dos invasores de cavernas e conseguem explorar até a quarta camada. 

Apito branco: É o último nível da classe de invasores. São soberanos, tidos como lendas e não tem um limite de camadas para explorar.

Se você julgar Made in Abyss apenas pelo character design, é capaz de pensar que é apenas uma história infantil. Mas esse anime, pode ter certeza, é mais sombrio do que se pode imaginar. Made in Abyss é uma animação para adultos e arrisco a dizer que é no mesmo nível de Monster e outras obras voltadas para o público seinen. O enredo não é complexo de entender, mas quanto mais adentramos na história, mais brutal ela pode se tornar.
Eu confesso que tive um certo preconceito antes de começar a assistir esse anime, mas lendo algumas resenhas e vendo a boa avaliação que a obra tem no MyAnimeList, dei uma oportunidade. Os personagens são cativantes e a trama envolve muitos mistérios o que instiga ainda mais a vontade de assistir.
Sobre a trilha sonora, é boa em geral. Mas falando especificamente da OST "Hanezeve Caradhina" (vídeo acima), é MARAVILHOSA! Não sei se foi apenas eu, mas eu viciei na música. 

Made in Abyss é um anime que surpreende e impacta. Tem um enredo incrível, que vai ficando melhor cada vez que adentramos mais no Abyss. Tem personagens marcantes, mistério e uma história que te encanta e ao mesmo tempo te perturba. Recomendo!

Nota: 10/10 

Por hoje é isso, pessoal! Espero que essa postagem tenha despertado o interesse de vocês em assistir. Vale muito apena! Foi confirmada uma segunda temporada, porém sem data ainda. Desejo, com todas as minhas forças, que a segunda temporada venha logo. 
Até a próxima!
キス


Comentários

  1. Smoak ♥

    Dark é maravilhoso né? Mal posso esperar pela próxima temporada, lembro de ter assistido numa madruga só! Vejo muitos falando de (Des)Encanto, e confesso ter vontade de assistir, mas estou sem netflix então preciso esperar sair em algum fansub haha~

    Made in Abyss: o que falar desse anime que achei que ia ser moe moe, mas foi de moer moer o coração? Me lembrou um pouco a sensação que tive com Madoka, pois achei que seria uma fofura só e na verdade era bem dark e pesado, sendo Made in Abyss ainda pior: gore.

    Adorei como tu conseguiu descrever o anime tão detalhadamente, afinal, eu tentei e tive falhas. Eu até cheguei a começar o mango, mas acabei deixando de lado as leituras. Eu gostaria muito de saber se tu também sentiu raiva e carinho pela Ouzen, porque eu não sei explicar o quanto essa personagem me cativou. Num geral, gosto de como o anime ministra o suspense e a aventura, nos presenteando inesperadamente com cenas gore e até realistas (já que faz sentido o corpo humano ter reações negativas se adentrar um buraco extremamente profundo).

    Eu dei 10 também, que obra minha consagrada! Sua resenha foi maravilhosa e confortável de ler, como sempre. Até ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá Lady Smoak / Colega do meu curso DG!
    Quanto tempo e peço desculpa por comentar depois de muito tempo... ><

    Apesar de ele estar na minha lista de anime, até hoje não teve coragem de assistir por causa das pessoas malditas que ficam compartilhando spoiler das cenas chocantes... x.x (lógico que minha curiosidade de assistir aumentou muito) E ainda mais vc fala muito bem dele e avaliou por nota alta, provavelmente vale muito a pena conhecer o anime!

    Tsuki no Shita

    ResponderExcluir

Postar um comentário