Onde aprender japonês online? Um pouco sobre o Busuu!


Olá, meus queridos! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Acho que muita gente que assiste anime já quis ou tem vontade de aprender japonês. Eu, inclusive, já cheguei a estudar um pouco há um tempo atrás, catando umas aulas pelo Youtube, mas só cheguei a aprender algumas sílabas do hiragana. 
Em um belo dia eu decidi que realmente queria aprender, mas queria algo que fosse confortável para mim e que se adequasse aos meus horários. Fazer um curso presencial seria bem corrido, porque durante a semana não me sobra muito tempo para fazer outras atividades, além de trabalhar. Então fui buscar algum curso online, de preferência gratuito, e acabei conhecendo o Busuu. Então vim aqui falar sobre essa plataforma que, para quem se interessa por japonês, pode ser de grande ajuda. 

Busuu é uma plataforma de aprendizado de idiomas, onde conta com 100 milhões de alunos no mundo todo. A plataforma foi lançada no ano de 2008 por Bernhard Niesner e Adrian Hilti. É um aplicativo com conta gratuita e premium, onde você pode aprender até 12 idiomas diferentes, do modo iniciante ao intermediário avançado, através da web ou aplicativo para smartphone. 

A história da escolha do nome "Busuu" para a plataforma é bem interessante, e eu desconhecia até resolver fazer essa postagem. O nome foi escolhido por causa do idioma quase extinto, busuu, originário de Camarões. Existem cerca de 8 pessoas no mundo que falam esse idioma e por isso a equipe do Busuu foi visitar uma vila em Camarões com a intenção de conhecer a comunidade e salvar o idioma. Inclusive, eles tem um curso secreto de busuu que vocês podem estar acessando neste link. Neste outro link vocês podem estar vendo vídeos de alguns falantes de busuu.

Os idiomas que vocês podem aprender no site ou no app são:

  • Português
  • Inglês
  • Japonês
  • Espanhol
  • Francês
  • Alemão
  • Italiano
  • Chinês (mandarim)
  • Polonês
  • Turco
  • Russo
  • Árabe

Quando você inicia um curso, o mesmo é dividido em módulos. Nós temos o A1 (iniciante), A2 (básico), B1 (intermediário) e B2 (intermediário avançado).

Dentro de cada módulo existem várias lições, e dentro de cada lição temos algumas tarefas para fazer. Por exemplo, temos a tarefa de vocabulário, onde usamos fichas para aprender palavras novas. Tarefa de memorização, onde repetimos e relembramos as palavras que aprendemos. Tarefa de prática, onde construímos frases e colocamos a gramática em contexto, entre outras. Alguns desses exercícios são apenas para usuários premium, como os quizzes, mas mesmo assim dá para aprender bastante coisa com o conteúdo gratuito. 

Existe também uma área para você revisar todas as palavras que apresentou dificuldades ou que está há algum tempo sem treinar. 

No seu perfil você poderá indicar quantos e quais dias da semana pretende estudar e quanto tempo vai reservar do dia para tal ação. Baseado nas suas respostas, o Busuu vai te apresentar uma estimativa de quanto tempo você levará para concluir o curso completo. 

Para usuários premium, após a conclusão de cada módulo (A1, A2, B1, B2) você poderá realizar um teste de proficiência e receber um certificado oficial da McGraw-Hill Education, mas esse recurso só está disponível para os cursos de inglês, espanhol, alemão e francês.  

Como eu disse anteriormente, dá para aprender um novo idioma no Busuu de forma gratuita, no entanto alguns recursos só são desbloqueados ao assinar o premium ou premium plus (o que pode ser uma grande desvantagem em comparação com outras plataformas de idiomas, como o Duolingo). No  plano gratuito, vocês poderão fazer as lições que estão desbloqueadas para o seu perfil, realizar exercícios de escrita e oralidade e serem corrigidos por falantes nativos, terão acesso a todos os módulos (A1, A2, B1, B2), mesmo que algumas lições estejam bloqueadas (ex: você pode fazer a lição 2 do módulo B2, ter a 3 bloqueada e a 4 estar liberada para todo mundo). Abaixo segue os valores dos planos de acordo com o tempo contratado.

Quando eu assinei o Busuu, eu aproveitei uma promoção que eles ofereceram de 50% off no plano anual, então ficou como se eu estivesse pagando pouco mais de R$6 por mês (R$80 no valor total). Para mim, compensou bastante, porque foi um dos poucos lugares em que encontrei curso de japonês online gratuito e, mesmo assinando, com preço bem acessível (ainda mais por oferecerem do iniciante ao intermediário avançado). Além disso a didática deles é muito legal (semelhante ao Duolingo). Poderia ter continuado estudando pelo plano gratuito? Poderia, mas resolvi assinar porque queria aproveitar todos os recursos da plataforma e o desconto estava bem tentador, rsrs. Atualmente estou estudando japonês e inglês por lá. 

Então, está aí uma opção de plataforma para quem tem interesse de aprender japonês de uma forma legal e totalmente online. 
Até a próxima!
キス

Comentários

  1. SMOAAAK <33

    Atualmente estou fazendo um curso de inglês pelo IF (incrível, por sinal), mas antes eu estudava pelo memrise web e mobile, que basicamente te ensina através de vocabulário. Parecia nada a ver, até eu começar a ler e assistir vídeos no yt e tipo, entender? Eu fiquei assim: *OOOOOOOOO* É bizarro como não conseguimos ver nosso progresso, não? auieheduh~ Eu comecei a estudar coreano e japonês pelo memrise também, mas como eu disse, é um recurso para adquirir vocabulário, sabe? Não te ensina gramática e construção de frase, fica tudo subentendido. Mas algo muito bom do japonês por lá é que te ensina como escrever à mão, já que existem diferenças com a letra de máquina, é um bom recurso. O curso de coreano eu consegui encontrar um prof no yt que ensina coreano em coreano, e ensina do zero, como se tivesse te alfabetizando, ele é muito legal e calmo e sempre responde os comentários ♥

    Eu fui dar uma espiada no Busuu e eu gostei que para tudo tem uma explicação, é um curso mesmo, tipo UMA AULA! Te explica o sentido das palavras e a construção das frases! Nunca tinha encontrado um curso gratuito tão completo que nos ambientasse tão bem em um idioma estrangeiro. Eu sentia falta disso, porque às vezes tu até tem um bom vocabulário, mas não sabe como posicionar as palavras na frase ou até quais são as expressões corretas para as situações. Eu estou usando os recursos gratuitos e estou gostando, acredito que realmente valha a pena desembolsar para ter acesso à tudo. Muito obrigada pela indicação!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário