Vamos falar sobre Ged Senki!

Olá, meus caros gafanhotos! Como vocês estão? Espero que estejam todos bem. Recentemente eu fiz uma maratona de Banana Fish, e minha vida não é mais a mesma desde que terminei. Como superar aquele final? Chorei como se não houvesse amanhã, mas amei muito o anime. Sério, estava precisando de uma história que me prendesse do ínicio ao fim, que me deixasse ansiosa para o próximo episódio. Obrigada, Banana Fish, por me proporcionar essa experiência maravilhosa! No mais, eu vou seguindo a vida tentado ir terminando os animes da lista de watching e me segurando para não iniciar um novo.

Bom, a postagem de hoje é sobre um filme que eu assisti tem umas duas semanas. Ultimamente só tenho usado a Netflix para assistir as animações do Studio Ghibli, haha. Vamos lá!
Ged Senki é um filme de fantasia produzido pelo Studio Ghibli e dirigido pelo filho de Hayao Miyazaki, Goro Miyazaki. O filme, lançado em julho de 2006, é baseado nos livros da franquia A Wizard of Earthsea, da autora  Ursula K. Le Guin, e tem cerca de 1h55min.
Em Terramar - o mundo fictício o qual a história se passa - vem acontecendo algumas situações estranhas. Dragões, que há muito tempo não eram vistos por olhos humanos, começam a pairar sob o céu de Terramar. Doenças vem afetando tanto os animais como também as pessoas. Além disso, a seca vem devastando as provícias, o que sinaliza que algo está causando o desequilíbrio do mundo.
Ged, um arquifeiticeiro muito poderoso, inicia uma jornada em busca do que está causando esse desequilíbrio. Durante sua viagem, acaba salvando o jovem príncipe Arren de uma matilha de lobos. Mesmo aparentando ser um garoto normal, Arren esconde um lado cruel.

Personagens
Ged: É considerado um dos melhores feiticeiros, ganhando o título de arquifeiticeiro. É um homem calmo e bondoso, e possui uma rivalidade com o feiticeiro Cob.
Arren: Filho do rei de Enlad, acaba fugindo do castelo com uma espada feita por mágica, pertecente ao seu pai. Aparenta ser um garoto normal, tímido, mas em certas situações assume uma forma cruel e impiedosa.
Tenar: É uma mulher que foi salva por Ged quando servia como feiticeira nos Túmulos de Atuan. Atualmente leva uma vida comum, fazendo porções para as pessoas que a procuram pedindo ajuda para os enfermos, além de cuidar de sua fazenda junto com uma garota que resgatou, Therru.
Therru: É uma garota misteriosa que foi abusada pelos seus pais e teve seu rosto queimado por eles. Foi resgatada por Tenar e agora vive com ela e a ajuda a cuidar da fazenda.
Cob: É um feiticeiro que objetiva conquistar a imortalidade. Tem como arqui-inimigo o Ged.
Ged Senki é um filme que agrada e tem um enredo bastante interessante. O chacarter design é o típico do Studio Ghibli (que gosto bastante, por sinal) e a trilha sonora não deixa a desejar, fazendo uso de melodias mais suaves e em alguns momentos mais animadas.

The Misty Land

Town

Já no início do longa nós somos apresentados ao lado sombrio do Arren em uma situação bastante inesperada. Com tal situação, Arren acaba fugindo do Castelo e, durante sua fuga, acaba sendo cercado por lobos. É quando Ged aparece para o ajudar e, em seguida, Arren resolve acompanhar o feiticeiro em sua jornada. Com a aproximação do jovem príncipe e Ged, percebemos que Arren é um garoto de bom coração, mas que algo em seu interior o tormenta e o faz "perder o controle" e permitir que sua outra personalidade apareça. Embora seja um personagem interessante, falar do Arren me dá a deixa que eu preciso para comentar sobre os personagens em geral: nenhum deles foi bem desenvolvido, e este talvez seja o maior ponto negativo de Ged Senki.
Os personagens não são aprofudandos, o que nos faz questionar as atitudes que eles tomam ou tomaram. Nem flashbacks foram utilizados para que pudessemos entendê-los um pouco melhor. Arren, por exemplo, quando está em um momento crítico (como para salvar a Therru), assume uma personalidade cruel que não dá valor algum para a vida. No entanto, a forma como eles explicaram essa "dupla personalidade" foi no mínimo superficial. Poderiam ter trabalhado melhor no personagem mostrando, por exemplo, como ele ficou assim. Senti muita falta disso. 
Outro exemplo seria a relação de Ged e Tenar, que parecem ter um vínculo forte entre eles, mas sequer foi explanada. Sabemos como se conheceram, mas não sabemos como ficaram tão próximos (ainda mais por Ged estar sempre viajando).
Apesar da proposta do filme ser boa, o longa ainda deixa muitos furos no enredo que implicam no não entendimento de parte da história. Muitas perguntas sobre o que são realmente os personagens foram deixadas sem respostas, principalmente em relação a Therru. Talvez o maior mistério do filme seja essa menina.
Acredito que se tivessem dividido Ged Senki em 2 filmes poderiam ter trabalhado melhor o seu enredo, sem nos dar essa sensação de que quiseram mostrar muito em pouco tempo. Ainda assim é um bom entretenimento. Os cenários do filme são muito bonitos e detalhados. Em alguns momentos, tive a sensação de estar vendo uma pintura. Muito lindo de assistir! 



Nota: 6/10
Até a próxima!
キス

Comentários

  1. SMOAAAK <33

    Saudades de comentar em bloguinhos YAY
    Mulher, o que foi Banana Fish? Eu tinha travado depois do que fizeram o Ash fazer (eu sei que tu entendeu), demorei um tempão pra voltar a ver e quando finalmente o fiz: choros e lágrimas. Foi uma experiência incrível, dolorosa e acho que nunca mais vou me esquecer.

    Uma das coisas que eu mais gosto sobre o Estúdio Ghibli é o traço que não importa o raio de tempo que passe, é sempre o mesmo. Quão incrível isso é, sabe?! UAU! Eu já tinha visto o nome desse filme em umas pesquisas pelo pinterest (adoro salvar imagens de paisagens verdejantes, coisa e tal) mas ainda não assisti. O tema parece ser bem gostoso: reino, feiticeiros, mistério, paisagens bonitas, ost linda. É uma pena que os personagens não tenham sido bem desenvolvidos, principalmente porque tinha tudo para ser épico, mas provavelmente é porque é baseado em uma série de livros. É que nem tentar sei lá, fazer um anime sobre Game of Thrones e ser um filme só, porque a história tem tanta nuance......

    Concordo contigo que se tivessem dividido em 2 filmes teria sido melhor, com mais tempo para explicações. Ou até fazer um filme mais longo, de 2hrs, por exemplo. Ainda não sendo tudo isso, acho que só pela experiência audiovisual eu vou dar uma chance auiehde~ É Ghibli né, a gente dá uma passada de pano >///<

    Até logo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YUUUUUUUUUUUUUUU <33

      AAAAAAAA, tenho que comentar nos bloguinhos também. Eu voltei e desapareci da blogosfera logo em seguida, hahaha. Vou tirar um tempinho para visitar todas vocês.

      Como superar Banana Fish? Acho que é impossível, né? T_T
      Que bom que pudemos surtar com o anime juntas! Compartilhamos as alegrias e tristezas desse anime maravilhoso! aaaaaaaaaa

      Siiim! O traço é único. Uma das coisas que mais gosto desse estúdio, hahaha. Você bate o olho e sabe que a obra foi produzida nele.

      É filme do Ghibli, né? Sempre vale a pena assistir, hahahah!

      Excluir
  2. Lady Smoooak! Menina, faz tanto tempo que eu não passo no seu blog, espero que esteja tudo bem!
    Ai, Banana Fish é um anime que eu ainda preciso assistir, não tive a coragem toda que sei que vou precisar. O ruim é que falaram tanto desse anime quando saiu que, infelizmente, eu já vi muitos spoilers indesejados, até sobre o final :( Então, quando eu for assistir, certamente já ficarei com aquela imagem na minha cabeça do que acontece no final, e não vai ter a mesma emoção (por isso que eu odeio spoilers).
    Mas enfim, falando sobre o filme que você comentou: eu não conhecia este! Também estou vendo vários filmes Ghibli pela Netflix agora que estão disponíveis lá, mas ainda não tinha chegado nesse hauhauahsuas Mas a história parece bem interessante e fansiosa, como costumam ser os filmes do estúdio! Uma pena que os personagens não foram bem desenvolvidos, isso é algo que sempre me incomoda quando acontece. MAS, amei a trilha! Que músicas lindíssimas, me lembrou Senhor dos Anéis hahahaha Acho que vale assistir, apesar de não ser um suuuper filme, pela arte que é incrível. <3 Acho que pela história, deva valer mais a pena ler o livro original!

    Enfim, fico por aqui! Beijos, um bom fim de semana pra ti <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HEEEELOOOOOOO <33

      Quanto tempo, senhorita!! aaaaaaaaaaaa
      Comigo está tudo bem. Espero que esteja tudo bem com você também! *-*

      Sim, Banana Fish é o tipo de obra que é preciso ter estômago para certas cenas. É bom também ir assistir com uma caixinha de lenços, pois você vai precisar. T_T

      Ah, spoiler é horrível mesmo. Também não gosto. Você acaba não tendo todo aquele impacto e emoções que teria se não tivesse a menor ideia do que iria acontecer. Aquele sentimento de ficar na expectativa e apreensão pelo que vai vir acaba indo embora. :(

      Aaaaaa, também amei a trilha sonora do filme! <33
      Vale apena assistir com certeza!!

      Beijos!!

      Excluir

Postar um comentário