Vamos falar sobre Da Yu Hai Tang!

Olá, meu caros gafanhotos! Como vocês estão? Eu estou bem, se não fosse a comprovação - nesta semana, de que eu sou uma pessoa muito azarada. Sou estudante de design gráfico e antes de eu começar a trabalhar no Ministério da Fazenda (se você não sabia, tá sabendo agora), eu havia tentado outros estágios, sendo um deles no MPF - Procuradoria Regional da República da 1ª Região. Houve um processo seletivo em Novembro de 2017, onde fui bem na prova; fiquei em terceiro lugar, mas era apenas uma vaga de estágio e +1 para cadastro reserva. Ok. Depois disso fiquei meses tentando estágio em outros lugares até que fui chamada para trabalhar no Ministério da Fazenda. Meses se passam e eis que o processo seletivo no MPF abre novamente e como a bolsa de estágio de lá é muito boa - além da carga horária ser de apenas 4h diárias - resolvi fazer a prova novamente, sem expectativas de passar. A prova ocorreu dia 19 de Agosto e disseram que o resultado sairia a partir do dia 22 do mesmo mês. Só que não saiu. Passaram-se dias e dias só para sair o gabarito, o que dirá do resultado. Com a rotina corrida, acabei esquecendo de verificar o site do MPF (e eu verificava todos os dias após a prova), e eis que o resultado sai dia 19/09. Eu passei em primeiro lugar - sem estudar, o que me surpreendeu - em uma prova que tinha bem mais concorrentes que a ultima vez (fiquei orgulhosa, confesso), e eu simplesmente perdi o período para entrar em contato com o orgão, porque o resultado saiu e eu não sabia (fui ver dia 25/09). Bem que eles poderiam ter enviado um e-mail para todos os candidatos avisando que o resultado havia saído, né? Com a demora dos resultados, além da rotina corrida, as pessoas esquecem. Enfim, é vida que segue. Estou perto de me formar mesmo e tenho aprendido bastante no estágio atual, por mais que a bolsa não seja lá essas coisas. 
Fora isso, o que tenho para contar é que estou assistindo "Avatar: A Lenda de Aang" na Netflix. Lembro que eu assistia episódios aleatórios que passavam na TV quando eu era criança, mas nunca cheguei a assistir a animação completa. Está sendo muito bom. Além disso, formatei o meu PC, pois estava me dando muita dor de cabeça. Antigamente eu utilizava o Windows 7 e tinha um certo preconceito com o Windows 10. Agora, estou adorando o Windows 10 e meu PC está muito mais rápido. Eu ouvi um amém? AMÉM.

Agora vou parar de enrolação e vamos ao post de hoje, não é mesmo?
Da Yu Hai Tang, também chamado de Big Fish & Begônia é uma obra original escrita, produzida e dirigida por Liang Xuan e Zhang Chun. É um filme de fantasia chinês lançado em 2016 pelos estúdios Enlight Pictures e Studio Mir e distribuído no Brasil pela Netflix desde 17 de Agosto de 2018 com cerca de 1h 40min de duração. 
Em um reino místico que fica abaixo do mar, uma garota chamada Chun chega a sua maioridade e deve passar pelo rito de passagem para se tornar uma verdadeira adulta. Para isso, ela é mandada para o mundo humano em forma de um grande peixe, através de um portal de água, para observar durante 7 dias as leis da natureza que eles (o povo de Chun) controlam. Em meio a sua jornada em um lugar totalmente desconhecido, Chun acaba presa em uma rede no mar e graças a um garoto humano é salva. Porém, o mesmo garoto acaba morrendo afogado ao salvá-la e por isso Chun volta ao seu mundo repleta de culpa. Ao encontrar com o Soul Keeper, ela decide reviver o garoto e em troca oferece metade de seu tempo de vida. No entanto, mudar a ordem natural do mundo pode trazer consequências inimagináveis. 

Personagens: 
Chun: É nossa protagonista de 16 anos com poderes mágicos, assim como o restante de seu povo.
Qiu: Um garoto de 17 anos que perdera seus pais quando mais novo e por isso foi criado pela sua avó. É amigo de infância de Chun e nutre um sentimento especial por ela.
Kun: O garoto humano que salva Chun e acaba morrendo. 
A primeira coisa que eu gostaria de dizer sobre esse filme é que a animação foi muito bem produzida. Personagens, cenários, trilha sonora, tudo foi feito de uma forma incrível. Por outro lado, enquanto a animação em si é maravilhosa, o enredo deixa um pouco a desejar. Não que a história seja desinteressante, pelo contrário. Mas pelo fato do filme ter apenas 1h 40min a obra se torna muito rápida, não dando um desenvolvimento melhor para os personagens e tornando suas ações superficiais. Chun, por exemplo, mal desenrola sua relação com o garoto humano e já oferece metade de seu tempo de vida em troca de salvá-lo. Mesmo que movida pela culpa, ainda assim era necessário um envolvimento mais profundo entre os dois personagens para que o feito fosse mais realístico.
Eu tentei encontrar o nome da pessoa responsável pelo character design de Da Yu Hai Tang, mas não obtive sucesso. Não sei se foi apenas eu, mas achei o design um pouco parecido com o de "Avatar: A Lenda de Aang". Talvez seja uma referência? Não sei.
Uma coisa que me chamou bastante atenção no longa-metragem foi a forma como o sentimento do Qiu pela Chun foi apresentado. Realmente, muito bonito. Qiu desenvolveu um sentimento puro pela garota e eu esperava que tivessem mostrado um pouco mais sobre ele.
Eu gostei do filme, mas poderia ter sido melhor. É dito que aqueles seres que vivem abaixo dos oceanos não são deuses e nem humanos, mas "Os Outros" que regem as leis da natureza, mas acredito que faltou um pouco mais de explicação sobre eles. Então, com um desenvolvimento melhor da história e dos personagens, poderia ter sido um 10/10. Mas ainda assim, vale muito a pena assistir - principalmente por conta da animação.

Nota: 7/10

Não há muito o que falar sobre a animação, pois eu poderia acabar dando algum spoiler.
Fui indicada pela Hina-chan para responder a tag Liebster Awards e ainda estou respondendo. Assim que eu terminar, posto aqui.
Por hoje é isso, pessoal! Tenham um ótimo final de semana!
Até a próxima!
キス

Comentários