Vamos falar sobre Monster!

Olá, criaturas terrestres! ♥ Tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem, tudo normal, sem novidades. A semana foi aquela mesma coisa de sempre, sem grandes reviravoltas, sem grandes surpresas. Alguém fez alguma coisa no feriado de independência? Eu sim, claro. Passei a tarde inteira daquele dia assistindo série com um potão de sorvete. Foi um dia muito bem aproveitado, com altos surtos por causa de episódio, huashuash.

Na quinta-feira eu comecei a digitar essa postagem sobre Monster, porque, aos que não sabem, eu sou meio lerda, demoro horas em algo que estou fazendo e ainda reviso umas trocentas vezes antes de publicar. Mas é isso aí, de pouquinho em pouquinho fui escrevendo e cá estou eu. Então, já tem um tempinho que eu quero falar sobre Monster aqui no Coud. Finalmente esse dia chegou.

Bom, vamos ao que interessa.
Monster é uma adaptação do mangá, de mesmo nome, do autor Naoki Urasawa (o mesmo de 20th Century Boys, o qual estou lendo). Produzido pelo estúdio Madhouse, Monster foi adaptado em 74 episódios, indo ao ar entre Abril de 2004 e Setembro de 2005. O anime é um seinen classificado nos gêneros: policial, mistério, suspense, psicológico e horror. Apesar do nome do anime, não há nada de sobrenatural.

Ano de 1986, a história se passa na Alemanha e gira em torno do neurocirurgião japonês, Dr. Kenzou Tenma. Tenma trabalha no Hospital Memorial Eisler, localizado na cidade de Düsseldorf, e é considerando um dos médicos mais brilhantes na área da neurocirurgia - mesmo ainda sendo jovem. Apesar disso, quem muitas vezes leva os créditos das cirurgias de Kenzou é o diretor do hospital, Udo Heinemann que, aliás, é pai da noiva de Tenma. O Memorial Eisler é um hospital de renome, então muitos artistas e pessoas importantes acabam indo para lá. 

Um certo dia Tenma é parado por uma senhora que perdera seu marido recentemente. A mulher, em prantos, diz que se ele o tivesse operado, o esposo estaria vivo. Só que, naquele dia, Tenma estava operando um cantor de ópera que chegara com um aneurisma. O marido da mulher chegou antes, mas Tenma foi ordenado pelo diretor a operar o artista. Nesse momento já podemos ter uma ideia da índole desse diretor, que estipula valores para a vida humana. Pacientes mais importantes socialmente são prioridades e, por isso, salvos primeiro. Depois de tal ocorrido, Tenma fica perturbado com o que a senhora falou, e reflete sobre o valor que a vida humana tem. 

Posteriormente aos recentes acontecimentos, uma situação parecida com a que Tenma passou se repete. Um assassinato brutal de um casal leva ao hospital dois irmãos: um garotinho com uma bala alojada na cabeça e uma garotinha completamente em choque. Tenma, já se preparando para a cirurgia do garoto, é informado que o prefeito da cidade acabara de chegar ao hospital por conta de um AVC e precisava ser atendido imediatamente. Movido mais pela ética, do que pela ordem de seu diretor, Tenma realiza a cirurgia do garoto e um outro médico realiza a do prefeito. O garoto, sobrevive. O prefeito, morre. E é a partir disso que a vida de Tenma vai dar uma tremenda reviravolta. O neurocirurgião será totalmente desprezado pelo diretor, será rebaixado em seu trabalho, a noiva o abandonará e ele passará por coisas que jamais pensou que passaria só porque resolveu dar prioridade a pacientes que chegaram primeiro, ao invés de priorizar com base na classe social. 

Após os ocorridos, os gêmeos (o garoto da bala na cabeça e a garota em choque) somem misteriosamente do hospital, e em seguida certos funcionários morrem. O paradeiro das crianças, ninguém sabe. Anos se passam e fatos que ocorreram nesse intervalo de tempo transforma Tenma no principal suspeito das mortes dos funcionários do hospital, ocorridas em 1986; e também suspeito de eventualidades recentes. Só que Tenma descobre quem é o verdadeiro culpado e, a partir disso, inicia-se uma busca incansável de um médico por um assassino, cujo objetivo é acabar de vez com essa onda de assassinatos que vem ocorrendo. Com isso, Tenma torna-se um foragido.

Falar sobre os personagens de Monster, mesmo que sejam apenas aqueles com os papeis mais importantes na história, é algo complicado, já que o número é bem grande. Isso porque, como Tenma estará atrás de nosso antagonista - cujo nome não direi - ele visitará inúmeras cidades na Alemanha, investigando, buscando pistas sobre o paradeiro do mesmo. Nisso, ele conhecerá várias pessoas, ao qual ele ajudará elas de alguma forma (muitas vezes utilizando suas habilidades médicas) e que serão importantes para o enredo do anime. É claro que, em meio a tudo isso, não serão apenas pessoas boas que aparecerão na vida de Tenma. Só para terem uma ideia, até com uma organização Neo-Nazista nós iremos nos deparar em Monster. No entanto, o que posso dizer dos personagens dessa obra é que, em geral, eles são profundos. Até aqueles que aparecem por poucos episódios são bem construídos, com histórias únicas. Resolvi falar - brevemente - desses três personagens abaixo:
Kenzou Tenma, como já está obvio, é o nosso protagonista. No início da série ele aparentava ser bem inocente (www). Tinha uma noiva, mas era um cara bem "bobinho" (não encontrei outra palavra) na relação. A verdade é que a Eva (noiva), nunca mereceu o noivo que tinha. Ele a amava, mas ela não demonstrava o mesmo. Era mais um relacionamento por status e interesses pessoais, já que ele era considerado um gênio e tinha fortes chances de crescer dentro do hospital para postos mais elevados. No entanto, dada as circunstâncias que acarretaram em uma grande reviravolta na vida de nosso protagonista, Tenma - ao decorrer da trama - foi tornando-se forte e determinado, mas sem perder o seu lado ético e bondoso. E conforme Tenma crescia no anime, o cabelo dele crescia também. ♥ Sério, prefiro ele com o cabelão.

Heinrich Lunge é o investigador da BKA, uma agência federal de investigação (igual o FBI). Ele é quem suspeitará de que Tenma esteja envolvido nos assassinatos dos funcionários do hospital, em 1986. Quanto mais ele se envolve na busca pela prisão de Tenma, mais obcecado ele ficará pelo médico. Chegará um momento em que ele estará tão obcecado, que qualquer coisa que seja dita sobre o caso de Tenma não será de grande importância, pois tudo o que estará na cabeça dele é a certeza de que Tenma é o assassino em questão. Lunge tem uma memória muito boa e uma estratégia que ele usa para armazenar na mente tudo o que acontece, como se fosse um computador, é usando suas mãos. Sempre que ele está conversando com alguém, ele faz movimentos com os dedos como se estivesse digitando um documento. Com isso, ele consegue guardar tudo na memória. 

Eva Heinemann é a ex-noiva de Tenma. Se o pai dela (o diretor do hospital) era um crápula, ela foi uma grande megera no início do anime e em boa parte dele. Ficou com o Tenma enquanto ela tinha chances de subir na vida ao lado dele. Mas, nas muitas voltas que o mundo dá, Eva se ferrou bastante durante o anime e vai tentar ferrar o Tenma de todas as formas também. Não minto, quase para o fim do anime, comecei até nutrir algo por ela. Apesar de não querê-la mais com o Tenma, haha. 

Eu resolvi não colocar aqui nem imagem, nem nome do antagonista de Monster. Não que ele seja um mistério na série (eu é que estou fazendo mistério no post, porque sou dessas), até porque ele já dá as caras nos 10 primeiros episódios do anime. Ainda assim, falarei um pouco sobre ele.

Nosso antagonista não tem apreço nenhum para com a vida humana. Ele simplesmente esmaga psicologicamente os personagens com que ele se depara. Tudo o que ele diz, entra em nossa mente. E o interessante é que ele possuiu uma voz suave e um semblante que esconde toda a sua perversidade. Com ele não importa se for homem, mulher, criança, idoso. Qualquer um pode tornar-se refém de sua mais pura maldade.

Conforme Tenma tenta descobrir mais sobre o passado do antagonista, vamos nos surpreendendo com tudo o que nos é revelado. E olha, é cada revelação... CADA REVELAÇÃO MESMO! É para te deixar assim: (www) e assim: (www). A cada passo que damos no passado do antagonista, chegamos até a "compreender" o porquê dele ser cruel da forma que é. E o impressionante é que, quanto mais você sabe sobre o passado do personagem, menos você sabe sobre ele. Enfim, foi um personagem muito bem trabalhado e um dos melhores antagonistas que eu já vi.

Uma coisa que admiro tanto no anime Monster, quanto nos mangás do Naoki, é o traço. O traço traz um ar mais adulto a obra. É algo que eu, particularmente, gosto bastante em obras seinen. A trilha sonora é boa e contribui para deixar as cenas mais tensas e impactantes. O anime costuma mencionar bastante alguns acontecimentos históricos, como a queda do muro de Berlim, que unificou a Alemanha Ocidental e Oriental.

Opening: Grain
Monster é um anime sombrio. Se você espera ação o tempo todo, talvez não te agrade tanto. Mesmo acontecendo conflitos que resultarão em assassinatos, envolvimentos com organizações perigosas etc., a trama é mais centrada no mistério em volta dos personagens (principalmente do antagonista), nas revelações que são, na maioria das vezes, perturbadoras e na busca por respostas e vingança. Você será apresentado a personagens profundos com passados obscuros e assombrosos. Monster tem um enredo sensacional e é, sem dúvida, um suspense psicológico incrível.

Nota: 10/10

E para finalizar, abaixo uma citação bíblica que aparece assim que inicia-se o primeiro episódio.
Eu parei sobre a areia do oceano e vi subir do mar uma besta,
que tinha 10 chifres e sete cabeças, e em cada chifre uma coroa,
e sobre as suas cabeças, nomes de blasfêmia. [...]
E adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade,
e eles adoraram a besta, dizendo:
"Quem é semelhante à besta?"
"Quem poderá batalhar contra ela?"
Apocalipse de São João, 13;1-4

Até a próxima!
キス

Comentários

  1. Uau, achei interessante, parece que ele tem uma pegada bem seria, e é seinen eu sempre caço seinen, vou dá uma olhada com certeza. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim. Monster tem uma pegada bem adulta, com personagens bem realísticos. ^^

      Beijos!

      Excluir
  2. Não conhecia o anime, mas me interessei bastante em assistir. A citação da biblia e assim como a opening apenas me animaram mais, com certeza vou procurar mais tarde.

    Até mais. palavras agridoce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa citação bíblica fará muito sentido no final do anime, haha.

      Beijos!

      Excluir
  3. Eu quase nem reparei que teve feriado, de tão corrida que foi essa semana (eu trabalho em casa, então né). Nem anime, série, filme ou qualquer outra coisa estou conseguindo assistir... Quero minha vida de volta... ;_;

    Eu já ouvi falar bastante de Monster, mas nunca peguei para assistir. Agora com sua resenha fiquei com bastante vontade! Parece sensacional a história, com muito mistério e investigação, injustiças e reflexões. Sério, já está na minha lista de prioridades assistir isso! hauahuaha <3

    Os personagens parecem adultos e mais realistas, bom, é algo de se esperar numa história com essa profundidade. Eu gostei bastante do character design também.

    E wow, olha essa citação no final. Não sabia que tinha esse tipo de coisa na bílbia. -q

    Bye o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Helo, sua vida anda só a correria, né?! Haha. Espero que você consiga um tempinho para suas atividades de lazer. =3

      Monster tem muito mistério e investigação, personagens profundos e realísticos. Para quem curte animes nesse estilo, como eu, vai achar a história sensacional. Assista algum dia e espero que goste da mesma forma que eu gostei. *-*

      Beijos!

      Excluir
  4. YOOOOO LADY \O/

    GÉZUIS! É o universo me mandando altos sinais divinos para assistir esse anime! Eu tinha achado por aí uns comentários sobre o antagonista de Monster, falando que ele foi um personagem espetacular, isso acabou me deixando curiosa e coloquei o anime na minha listinha. E recentemente vi outras pessoinhas falando desse anime E AGORA VOCÊ! MEU DEUS, NECESSITO DE UMA FOLGUINHA / FÉRIAS PARA ME JOGAR NAS MARATONAS DESSE ANIME! Tô curiosa pakas!

    Enfim, eu basicamente sou das purpurinas shoujos, adoro enredos fofenhos e kawaii-desu, mas eu também AMO UMA BOA MUTRETINHA <3 E pelo visto esse anime contém apenas o melhor do melhor das mutretinhas <3 Um bom mistério com personagens profundos é sempre muito bem vindo.

    Aliás, sobre os personagens..... AMEI ESSE PROTAGONISTA DE CABELÃO COMPRIDO <3 Deu um ar mais de macho alfa para ele u-u Pois, com cabelinho curto ele tinha mó carinha de cute-cute que levaria mais cedo ou mais tarde um chute da mulher hsaushuashashua Enfim, aprovado o cabelão <3

    E falando na ex-noiva dele.... NA BOA, ESSE CARA NÃO PERDEU NADA! Ó A CARA DE MEGERA DESSA LOIRA! (sem mencionar que eu não achei ela tão linda assim, tipo o protagonista acaba sendo até muita areia para o caminhãozinho dela u-u).

    Agora só falta mais uma luz divina entrar em minha vida e me conceder um tempo marotinho para ver esse anime *^*

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hina-chan! \o/

      ÉÉÉ... Hina-chan, se o universo está conspirando para você assistir esse anime, então a senhorita TEM QUE ASSISTIR ESSE ANIME. HUASHUASHUASH
      E sim, Tenma foi um personagem espetacular em Monster. Ele entrou para minha listinha de personagens favoritos dos animes, assim como o antagonista da série. ♥

      Hahaha, ele com cabelo comprido: ♥

      HAUSHUASHUASHU, isso porque você ainda não viu outras expressões faciais dela, como essa: (https://myanimelist.cdn-dena.com/images/characters/15/70891.jpg) e essa: (http://s889.photobucket.com/user/srnocivo/media/Sr%20Nocivo%20Blog/evaalcoholic.jpg.html). A mulher já tinha uma cara de má desde o início, huashuashu. xD

      Espero que essa luz divina apareça em sua vida e conceda-lhe tempo para maratonar Monster. *_*

      Beijos!

      Excluir
  5. Meu meu meu, no dia que eu tava deixando o Brasil, minha amiga falou que eu tinha que baixar esse anime e ela deu uma sinopse tão maravilhosa! Sabe aquele tipo de pessoa que faz até o pior filme parecer de ação? Entom.
    Precisoooooo baixaaaaaaar Monter D:
    Obrigada por ajudar com minha memória xD
    A Bela, não a Fera | Youtube A Bela, não a Fera | Fã Page no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista em breve, aposto que não irá se arrepender. O enredo desse anime é incrível.
      De nada! \o/ Haha

      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário